Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011

Se querem discutir, discutam arte! (são crianças, é fácil)

 
Em Barcelona, na Fundação Miró, antes da parte Miró propriamente dita há uma área de exposições temporárias onde estavam umas instalações. É verdade que a maior parte são só parvas, isto das "Instalações" é 90% intelectualismo barato armado ao pingarelho, mas há coisa giras.
Num espaço estava um chão de tijolos de barro pequenos - tipo tijoleira - que junto a nós, na "entrada" do espaço estava construído, depois daí para as paredes (fundo e lados) iam-se desfazendo, até serem só pó que subia pelas paredes, em marcas de mãos.
Os putos acharam aquilo tudo muito estúpido, aquela chamou-me a atenção e dei-lhes uma interpretação:
Tijolos inteiros são o "está tudo bem", que se está a desmoronar, como a sociedade, a progressão para o fundo da sala dos ladrilhos cada vez mais desfeitos até serem pó representam a degradação, que uma vez pó apenas, sobe pelas paredes - ergue-se até se fazer mão humana outra vez, uma nova civilização, uma nova forma de sociedade, que "do barro vens"... (gostei da ironia).
Expliquei mais ou menos assim, porque foi assim que interpretei e porque vi ali de facto esta alegoria/sátira à nossa sociedade mundial actual tal como eu a vejo, presente e futuro. Eles entenderam que era válida a minha interpretação, discutiram, argumentaram e acabei por ter que ver todas as instalações, que eles foram interpretando para as suas realidades.
"As crianças não ligm a museus"... pois não, se for só para ver eu também acho um pincel!
publicado por joao moreira de sá às 10:50
link | comentar | favorito
1 comentário:
De catia a 9 de Setembro de 2011 às 17:26
Meninas, deixo este post para informar que faço albúns digitais a óptimos preços, fotos de família, dos filhotes, comunhões, baptizados, luas de mel, etc, uma forma organizada e muitooo bonita de guardares as tuas fotos.

Para qualquer informação de preços contacte me por e mail para:
catia_matilde@portugalmail.pt

Posso também enviar fotos de alguns trabalhos.

Bjokasss

Comentar post

.links

.Quem?

Arcebispo de Cantuaria Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 40 anos (embora um teste da Sábado diga que na realidade tenho 47). Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

.A razão porque este belogue existe

Podia ser (mais) culto, ler e reler os clássicos da literatura, devorar ensaios, ler diariamente os jornais nacionais e alguns estrangeiros, assinar as revistas de referência mas diversas áreas do saber. Podia, e gostava, mas era preciso que estivessem reunidas duas condições, ter dinheiro para tal e acima de tudo, não ter filhos de tenras idades. Mas enquanto cada hora dedicada a ler a opinião dos cultos deste mundo sobre as suas (poucas) graças e (muitas) desgraças - do mundo e às vezes dos próprios - representar uma hora a menos de brincadeira, receio que vou continuar a optar por ser culto lá mais para o fim da vida, se lá chegar.






MAIS INFORMÇÃO

.posts recentes

. Pelos olhos dele(s)

. E acham mesmo que é assim...

. Do ler

. Os "perigos" da internet ...

. Estranhos dias

. E por falar em desenhos

. Afonso, o desenhador

. Mas não pode ser o Harry ...

. Diálogos normalíssimos

. Se querem discutir, discu...

.arquivos

.pesquisar

 

.subscrever feeds







MAIS INFORMÇÃO