Terça-feira, 10 de Março de 2009

Será instintivo ou mimetismo?

A M. já me tinha surpreendido ao sabê-la a ler uns 4 ou 5 livros ao mesmo tempo, um dos 7, um dos 5, um de anedotas e outro que nem percebi, é mesmo lá do universo dela onde só entro até onde me convida.
E segue, interrompe, retoma, e separa e marca e lembra as diversas histórias.

Tem 7 anos e descubro-lhe agora o hábito de ler na sanita.
Que o faça às sete e meia da manhã quando tem que sair de casa daí a minutos e ainda não se penteou nem lavou dentes, etc. (para a M. não há grito, ameaça, chantagem emocional, castigo, tentativa de filhicidio que lhe desperte qualquer stress ou sensação de urgência) não é agradável, mas a pirralha a ler na sanita despertou-me esta dúvida:
Tanta gente o faz. Porque? E se aos 7 anos já faz isso, será por mero mimetismo, por me ver a mim? (sim, casa de portas abertas para - quase - tudo... até ao dia...) ou haverá algo - e se há casos em que se pode dizer com propriedade e sem perigo da vulgaridade que é uma dúvida de merda - de mais instintivo nisto de ler na sanita? E o que será?

Para que isto não passe por gabarolice de pai, que conste que para meu grande desgosto o A. não lê uma linha de algo que se lhe cheire a livro.
Preocupante? É relativo. O meu irmão era assim e um dia desatou a ler e não mais parou. Eu, incentivar posso, obrigar não. Pressionar, só vai criar mais anti-corpos. É ir gerindo.
publicado por joao moreira de sá às 08:58
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De pikinininha a 13 de Março de 2009 às 02:53
hoje em dia as crianças nao vao so pela educaçao, podem ir e também influenciar, mas a opiniao dos outros para elas também é relevante, mas mesmo assim teem o próprio pensamento
De Isabel Aleixo a 21 de Março de 2009 às 00:12
Pois... vá-se lá saber!
Por aqui também somos alguns (mais do que aí, julgo eu...) e os hábitos de leitura vão-se instalando; lendo, uns; lendinventando, outros...
Na sanita, na cama, no sofá, na cozinha, de pé na paragem do autocarro... O problema do mimetismo, por estas bandas de cá, são os papéis e lápis e livros e rabiscos por arrumar...
Aos meus pirralhos dá-lhes para imitar o inverso: eu arrumo, eles desarrumam...
Miminhotismos, acho eu (que é como quem diz, miminhos mesmo depois de ralhar e arrancar cabelos e ameaçar com isto e aquilo, e que se não arrumam eu faço e aconteço).

Comentar post

Agradecimentos





.links

.Quem?

Arcebispo de Cantuaria Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 40 anos (embora um teste da Sábado diga que na realidade tenho 47). Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

.A razão porque este belogue existe

Podia ser (mais) culto, ler e reler os clássicos da literatura, devorar ensaios, ler diariamente os jornais nacionais e alguns estrangeiros, assinar as revistas de referência mas diversas áreas do saber. Podia, e gostava, mas era preciso que estivessem reunidas duas condições, ter dinheiro para tal e acima de tudo, não ter filhos de tenras idades. Mas enquanto cada hora dedicada a ler a opinião dos cultos deste mundo sobre as suas (poucas) graças e (muitas) desgraças - do mundo e às vezes dos próprios - representar uma hora a menos de brincadeira, receio que vou continuar a optar por ser culto lá mais para o fim da vida, se lá chegar.






MAIS INFORMÇÃO

.posts recentes

. Pelos olhos dele(s)

. E acham mesmo que é assim...

. Do ler

. Os "perigos" da internet ...

. Estranhos dias

. E por falar em desenhos

. Afonso, o desenhador

. Mas não pode ser o Harry ...

. Diálogos normalíssimos

. Se querem discutir, discu...

.arquivos

.pesquisar

 

.Novos posts por email

Endereço de email:

fornecido porFeedBurner

.subscrever feeds







MAIS INFORMÇÃO

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!