Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007

É lixado quando eles fazem isto

- Não gosto quando tu gritas.
- Eu também não gosto de gritar, M. mas às vezes é a única maneira de vocês fazerem o que eu mando, não é?
- Às vezes é, mas é mau à mesma.
- Olha, pelo menos não dói.
- Dói, dói.
- Dói? Pensava que palmadas é que doiam.
- Os gritos doem no coração.
(ora toma que já almocas-t... almocei)
 
Mais uma vez, esta não terá sido, do ponto de vista de credibilidade paizal o melhor momento para soltar uma sonora gargalhada, mas é incontrolável. Só que aqui, ao mesmo tempo que ri da expressão a cabeça pensa no conteúdo. Pelo que ela disse e pela forma que disse. Porque eu sei, é minha filha, que a M. não está a apenas a usar uma expressão que não espero ouvir da boca de uma pirralha de 6 anos, ela quer mesmo dizer aquilo.
Se há alturas em que tenho que ter a humildade de lhes dar razão (se tiver sempre eu, perco a credibilidade, torna-se um dado adquirido) esta foi uma delas
(porque é que eu me rio de ela me dizer que magoa o coração se eles são mestres em manipular e se for preciso recorrer a todas as armas fazer o nosso sentir-se mal?)
Finalizei com uma tentativa de acordo (nesta casa o Acordo é uma fase de teste de alguma medida que se se provar eficiente passa a Regra, é escrita e tem que ser respeitada por todos... menos a cadela).
 
- Então eu prometo que vou tentar gritar menos e tu prometes que vais obedecer antes de eu ter que gritar, parece-te bem?
- Eu vou tentar.
 
Claro que passados 10 minutos, quando,
 
- M., vai tomar banho (pela 3a vez)
- Deixa-me só...
- Deixa-me só não ter que te magoar o coração, está bem?
 
Percebeu e foi.
 
publicado por joao moreira de sá às 08:12
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Filipa a 15 de Novembro de 2007 às 21:58
Nada como falar-lhes ao coração, verdade?
De viciodeti a 23 de Novembro de 2007 às 12:32
É coisa que não gostoe tento tudo por tudo não fazer...gritar...às vezes lá sai um reparo com o tom de voz mais elevado...e acredito que dói no coração...é que até a mim me dói...nada como falar e acima de tudo explicar porque não estão a agir correctamente...bom fim-de-semana...

Comentar post

.links

.Quem?

Arcebispo de Cantuaria Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 40 anos (embora um teste da Sábado diga que na realidade tenho 47). Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

.A razão porque este belogue existe

Podia ser (mais) culto, ler e reler os clássicos da literatura, devorar ensaios, ler diariamente os jornais nacionais e alguns estrangeiros, assinar as revistas de referência mas diversas áreas do saber. Podia, e gostava, mas era preciso que estivessem reunidas duas condições, ter dinheiro para tal e acima de tudo, não ter filhos de tenras idades. Mas enquanto cada hora dedicada a ler a opinião dos cultos deste mundo sobre as suas (poucas) graças e (muitas) desgraças - do mundo e às vezes dos próprios - representar uma hora a menos de brincadeira, receio que vou continuar a optar por ser culto lá mais para o fim da vida, se lá chegar.






MAIS INFORMÇÃO

.posts recentes

. Pelos olhos dele(s)

. E acham mesmo que é assim...

. Do ler

. Os "perigos" da internet ...

. Estranhos dias

. E por falar em desenhos

. Afonso, o desenhador

. Mas não pode ser o Harry ...

. Diálogos normalíssimos

. Se querem discutir, discu...

.arquivos

.pesquisar

 

.subscrever feeds







MAIS INFORMÇÃO